terça-feira, 21 de junho de 2011

Portadores de anemia falciforme devem fazer consultas preventivas com regularidade


Luanda - A nutricionista da clínica Multiperfil Maria Madalena exortou hoje, terça-feira, em Luanda, a todos os portadores da doença de anemia falciforme, a fazerem as suas consultas com regularidades, por forma a prevenirem as infecções e as dores musculares.
 Em declarações à Angop, a propósito da comemoração do 19 de Junho, Dia Mundial da Doença de Célula Falciforme, a responsável referiu que para se evitar tais infecções deve-se manter uma boa higiene pessoal, alimentar e cumprir com as vacinas recomendadas principalmente, a pneumocócica.
 A nutricionista adiantou que para acautelar a anemia, as pessoas devem ter uma boa alimentação, consumindo carnes, peixes, ovos, frutas e legumes, assim como tomarem o acido fólico de acordo com a recomendação médica.
 “Todas as pessoas com esta patologia devem saber os cuidados a tomarem, como beberem água tratada, lavar bem as mãos antes e depois de comer, prevenir a malária, evitar esforços físicos e agasalhar-se bem neste época de frio para evitar as crises”,
aconselhou.
 Segundo a especialista, a doença pode começar a manifestar-se a partir dos quatro a seis meses de vida, manifestando-se com inchaço das mãos e pés, anemia e dor intensa em todo corpo.
 A confirmação é feita por análise ao sangue, chamada electroforese de hemoglobina, que confirma a presença da hemoglobina anormal (S), associada ou não com a hemoglobina normal (A), identificada o estado de doente (SS) ou portador (AS).
 A doença de células falciforme é uma anemia crónica, hereditária e grave, afecta a hemoglobina que é parte do sangue responsável pelo transporte de oxigénio para todo o corpo.


Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS