quarta-feira, 22 de junho de 2011

Primeira edição do festival de dança tradicional acontece em Agosto


Huambo - Onze grupos folclóricos vão participar na primeira edição do festival provincial de dança tradicional, a decorrer em Agosto deste ano, na cidade do Huambo, sob a égide da Direcção da Cultura no âmbito da execução do seu programa de massificação cultural.
 A informação foi avançada hoje, quarta-feira, à Angop, pelo director da Cultura, Pedro Nambongue Chissanga, tendo realçado que a criação do evento visa valorizar e divulgar a diversidade de danças tradicionais desta região, preserva-las e permitir também o surgimento de novos grupos.
 Fez saber que o festival, de periodicidade anual, vai suprir a carência de espectáculos na província, “actualmente, apesar do Huambo ser rico em danças tradicionais, não existem eventos destinados a promover e valorizar esta arte. Os grupos são vistos apenas nos desfiles de Carnaval, situação que prevemos ultrapassar com a criação do festival”, justificou.
 O director da Cultura no Huambo informou que a instituição que dirige controla 11 grupos de dança tradicional (um por cada município), cifra que não traduz a riqueza e a diversidade que o Huambo tem no concernente a esta arte.
 Pedro Chissanga afirmou que o olundongo, onhatcha, okatita, elissemba e tchissossi constituem os destaques do folclore desta região.

Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS