sexta-feira, 8 de julho de 2011

África Subsaariana lidera com número de mulheres nas fileiras da Polícia

A par de países desenvolvidos, região tem 12% de polícias femininas; relatório cita Brasil como exemplo de aplicação de legislação sobre violência doméstica.
 
 
Nova Iorque- A maior proporção de mulheres na polícia é encontrada na África Subsaariana e em países desenvolvidos, com 12% a 13% respectivamente, aponta um novo estudo das Nações Unidas.
O documento “Progresso nas Mulheres do Mundo: Em Busca da Justiça” indica, entretanto, que o Norte de África e Médio Oriente têm a proporção mais baixa com 2% a 3%.
 
ONU Mulheres
Trata-se do primeiro grande informe desde o lançamento da ONU Mulheres, em Janeiro de 2011. A directora executiva da agência, Michelle Bachelet, disse que como as mulheres são a metade da população mundial, as constatações do relatório constituem um chamamento à acção.
 De acordo com a pesquisa, em mais de 139 países foram alcançados progressos em legislações indicando, entretanto, que mulheres em todo o mundo continuam a viver experiências de injustiça, violência e desigualdades na vida diária e no trabalho.
 
Igualdade de Género
 
A África do Sul é indicada como exemplo de conciliação das leis constitucionais e os direitos costumeiros com a aplicação de medidas de igualdade de género por tribunais tradicionais.
 No documento é citado o caso da introdução da lei Maria da Penha, no Brasil, como exemplo de aplicação de uma legislação mais forte sobre violência doméstica no país, a partir de intervenção feminina.
 
Adopção da Legislação
Maria da Penha, que após ter sofrido ataques do marido, incluindo uma tentativa de a electrocutar que a deixou paralisada, levou o caso a um tribunal interamericano dos Direitos Humanos, no que veio a culminar com a adopção da legislação contra a violência doméstica no país.
 O relatório aponta haver uma desconexão entre as leis no papel e a realidade no terreno, considerando importante que governos implementem as medidas adoptadas.
 Michelle Bachelet faz notar que uma igualdade total precisa que a mulher se torne completamente igual aos olhos da lei – nos seus países, nas suas vidas e na esfera pública.

 
Fonte: Rádio ONU

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS