sexta-feira, 8 de julho de 2011

Bahia lança Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil

Publicação organizada pelo Leaser, do Instituto de Economia da UFRJ, será lançada no dia 28/07, às 9h, em Salvador

Um estudo sobre as desigualdades raciais e sua mensuração através de indicadores econômicos, sociais e demográficos. Esse é o eixo principal do Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil, que o Governo da Bahia, através das Secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Desenvolvimento Social (Sedes), o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Funceb) e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI) lançará no dia 28 deste mês, em Salvador. Confira aqui a versão completa da publicação.
A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, recebeu hoje (07) o convite do titular da Sedes, Carlos Brasileiro, para participar da abertura do lançamento, sobre o tema Desigualdades Raciais e Políticas de Afirmação de Direitos. Segundo Brasileiro, o estudo tem importância fundamental para a Bahia, estado que concentra a terceira maior população do país, mas apresenta a 33ª renda per capita do país. “No Nordeste estão 59% do público alvo do programa Brasil sem Miséria e a maior parcela desse percentual se encontra na Bahia”, afirmou o secretário baiano.
Ao destacou a importância da iniciativa do governo da Bahia, a ministra Luiza Bairros lembrou que os negros representam 71% dos 16 milhões de pessoas focadas pelo Brasil sem Miséria. “Temos que pensar estratégias que considerem esse público”, afirmou, explicando que a SEPPIR entende como essencial a capacitação dos agentes que vão atuar no programa “para que sejam capazes de identificar os miseráveis do Brasil”.
O Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil é uma publicação organizada pelo Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais (Laeser), vinculado ao Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). Trata-se de um estudo que tem por eixo o tema das desigualdades raciais e sua mensuração através de indicadores econômicos, sociais e demográficos. Também visa sistematizar os avanços e recuos existentes no Brasil em termos de equidade racial em seus diversos aspectos.
O Relatório tem por missão: sistematizar e refletir sobre os avanços e recuos da equidade racial e de gênero no país, em seus diversos aspectos; constituir uma referência para estudiosos e militantes do tema; contribuir para a formulação, aplicação e avaliação de políticas públicas, sejam as sociais em geral, sejam as de promoção da eqüidade dos grupos de cor ou raça; servir como meio de divulgação das condições de vida da população brasileira, desagregada pelas desigualdades de cor ou raça e; formular denúncias e alertas, visando reverter situações de sofrimento e privação enfrentadas pelos afrodescendentes brasileiros.
 
Coordenação de Comunicação SEPPIR

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS