quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Heróis da Revolta dos Búzios terão Selo e Carimbo comemorativo

Lançamento acontece nesta sexta-feira (26), às 11h, em Salvador – cidade onde ocorreu o movimento abolicionista no século XVIII


uneb.br
Heróis da Revolta dos Búzios terão Selo e Carimbo comemorativoA Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR) e o Governo da Bahia, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), lançarão um Selo Personalizado e um Carimbo Comemorativo em homenagem aos heróis da Revolta dos Búzios. A solenidade acontece nesta sexta-feira (26), em Salvador, no Prédio da Governadoria, que fica no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contará com a presença da ministra da Seppir, Luiza Bairros, do governador baiano, Jaques Wagner e do titular da Sepromi, Elias Sampaio.
O selo e o carimbo retratam os soldados João de Deus do Nascimento e Lucas Dantas de Amorim Torres, e os alfaiates Manuel Faustino Santos Lira e Luís Gonzaga das Virgens e Veiga. Trata-se dos quatro heróis da Revolta dos Búzios, que tiveram seus nomes inscritos no Livro dos Heróis da Pátria, o “Livro de Aço”, através da Lei 12.391, de 04 de março deste ano, sancionada pela presidenta da República, Dilma Rousseff. O Livro está depositado no Panteão da Pátria e Liberdade, em Brasília, Distrito Federal.
Com o lançamento do Selo e do Carimbo, a Seppir cumpre uma das suas finalidades de promover o reconhecimento e a valorização da história e cultura negra em suas formas de existência e resistência. “Este é um momento importante, pois celebra o reconhecimento de um processo que foi construído, ao longo de muitos anos, pelas histórias e versos cantados pelos blocos afro”, afirma a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros. A titular da Seppir disse ainda, que a inscrição dos líderes de Búzios no livro dos heróis nacionais propicia um encontro entre a história oficial e a história contada e lembrada pela cultura popular.
O ato da presidenta é também entendido como um reconhecimento da relevância do movimento emancipacionista popular para a história do Brasil. Ocorrido no século XVIII, na capital baiana, a Revolta dos Búzios - também conhecida como Revolta dos Alfaiates e Conjuração Baiana - é classificada pelos historiadores como um importante manifesto anticolonialista, liderado por africanos, negros livres, forros e libertos. Entre eles, os quatro heróis de Búzios, que foram presos e enforcados na Praça da Piedade no dia 07 de novembro de 1799.
A principal estratégia utilizada na Revolta dos Búzios foi a distribuição de boletins, propagando ideias libertárias e conclamando a população a se rebelar contra o domínio do governo de Portugal. À época, apelidados de “sediciosos”, os panfletos eram afixados em locais movimentados da cidade do Salvador, sede do governo da capitania da Bahia.

Descrição do selo PersonalizadoO selo e o carimbo retratam e nomeiam os quatro heróis negros, sobre uma imagem da Salvador do século XVIII. As artes também revelam a principal estratégia utilizada pelos revoltosos, os “boletins sediciosos” que, à época, foram afixados em pontos de grande circulação da capital baiana. As peças trazem ainda trechos de frases inscritas nos boletins da Revolta dos Búzios: “Está para chegar o tempo feliz da nossa liberdade, tempo em que todos seremos irmãos, tempo em que todos seremos iguais”.

SERVIÇO O que – Lançamento de Selo Personalizado e Carimbo Comemorativo da Revolta dos Búzios
Quando – sexta-feira – 26 de agosto de 2011, às 11h
Onde – Prédio da Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB), Plataforma 4, 3ª Avenida, 390, Ala Sul, Centro Administrativo da Bahia - CAB, Salvador - Bahia - Brasil.
 



Coordenação de Comunicação SEPPIR

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS