quinta-feira, 27 de outubro de 2011

AN aprova proposta de Lei do Estatuto das línguas angolanas de origem africana

Luanda - A Assembleia Nacional (AN) aprovou hoje, quarta-feira, em Luanda, na generalidade, com
Deputados dão parecer favorável ao diploma
Deputados dão parecer favorável ao diploma
187 votos a favor, nenhum contra e três abstenções, a proposta de Lei do Estatuto das Línguas Nacionais de Origem Africana, que visa regular a situação linguística nacional.
 O parecer das comissões de educação, ciência e tecnologia, cultura, juventude, desporto, assuntos religiosos e comunicação, bem como a dos assuntos constitucionais e jurídicos, menciona que a referida Lei prevê valorizar e promover as línguas africanas de origem angolana, através de instrumento jurídico próprio.
 Por outro lado, visa, de igual modo, delimitar as referidas línguas possíveis de utilização pelo Estado angolano, incentivando o estudo e investigação científica das demais.
 Regular a utilização das mesmas nos órgãos de soberania do Estado, definindo os seus vectores principais, a sua inserção no sistema de ensino, utilização pelos órgãos da administração central e local do Estado, bem como a sua divulgação através dos meios de comunicação social, são também objectivos da Lei.
 O parecer das comissões mencionou ainda que houve necessidade de se conformar o título “Lei do Estatuto das línguas angolanas de origem africana” e o conteúdo da proposta de Lei ao teor constitucional.
 O projecto de lei, que aprova o referido estatuto, é um instrumento que tem como principal objectivo promover a inclusão social e fortalecer a unidade na diversidade, assim como o pluralismo cultural e linguístico.
 Participaram na II sessão plenária da Assembleia Nacional, orientada pelo seu Presidente António Paulo Kassoma, 192 dos 220 deputados, bem como membros do Executivo angolano.

Fonte: ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS