quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Conferência tem como tema Voluntariado em SP

Evento, que ocorre em dezembro, reunirá profissionais, lideranças, voluntários e redes de voluntariado de toda
a América Latina 
Estão abertas as inscrições para a Conferência Internacional do Voluntariado 2011 +10 = A Década do Voluntariado.

O evento, que acontece de 15 a 17 de dezembro, em São Paulo, reunirá profissionais, lideranças empresariais, instituições especializadas, representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), do governo brasileiro, voluntários e redes de voluntariado de toda a América Latina para debater os principais temas relacionados ao voluntariado.
As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas através do site do evento (veja box ao lado). As vagas são limitadas. Políticas públicas, saúde, humanização, comunicação, desenvolvimento local, entre outros temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estarão em discussão no encontro.
Na ocasião também serão apresentadas duas pesquisas exclusivas que abordam qualitativa e quantitativamente o cenário do voluntariado em âmbito global e no Brasil. No último dia do evento, acontecerá o Encontro das Redes Latino Americanas de Voluntariado, oportunidade em que se validará uma agenda comum para integração e intercâmbio de iniciativas na região.
A Conferência marca o encerramento das comemorações pelo décimo aniversário do Ano Internacional dos Voluntários instituído pela ONU. No Brasil, por iniciativa da Rede Brasil Voluntário (RBV) e do Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU Brasil), foram realizadas atividades com o objetivo de disseminar e incentivar o voluntariado, como a campanha "O Planeta é Voluntário. E Você?".
De acordo com a coordenadora nacional do AIV+10 no Brasil, Cibelly Almeida, a Conferência Internacional do Voluntariado é uma ocasião muito especial dentro das comemorações pelo décimo aniversário do Ano Internacional dos Voluntários no Brasil. “Pessoas e organizações de reconhecida atuação em programas de voluntariado estarão compartilhando experiências e somando esforços para promover o voluntariado. É um reconhecimento de que o voluntariado é sem duvida um movimento irreversível”, avalia Cibelly.
Para Maria Elena Johannpeter, presidente da ONG Parceiros Voluntários e membro da Rede Brasil Voluntário, é fundamental haver mobilização constante para atrair e engajar mais pessoas e organizações em torno do voluntariado. “Milhares de voluntários estão fazendo muito. Porém, é necessário que muitos mais venham participar, pois as necessidades também são muitas. A decisão ética, cidadã e humanitária de participação tem impacto decisivo na vida do outro, na vida das comunidades”, ressalta Maria Elena.
A Conferência Internacional do Voluntariado 2011 +10 = A Década do Voluntariado é promovida pela Rede Brasil Voluntário e pelo Programa de Voluntários das Nações Unidas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a ONU Brasil.
O evento conta com o patrocínio do Banco Bradesco, Instituto C&A, Fundação Itaú Social, Instituto Unibanco e Kraft Foods e apoio da Unimed – Central Nacional.


Fonte : PNDU Brasil

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS