quarta-feira, 2 de novembro de 2011

"Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro:“Celebração da Obra e Vida de Abdias Nascimento”


por Arisia Barros

Acontece dia 12 de novembro, em Maceió, AL o Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro Celebração da Vida e Obra de Abdias Nascimento.

*Ígba Ábídí, literalmente significa “cabaça das letras” e remete para a representação yorùbá do mundo. Nesse sentido, ígba ábídí, tem por princípio simbolizar a cabaça da existência contendo em si as letras, princípio da formação das palavras, e desse modo da comunicação e da transmissão de conhecimentos.
Promovido pelo Projeto Raízes de Áfricas, AL o Ígba Ábídí tem a proposta de apresentar, debater e celebrar a trajetória de vida e obra de Abdias Nascimento em defesa do povo negro e para a organização do Movimento Negro no Brasil e exterior.
A realização Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro “Celebração da Vida e Obra de Abdias Nascimento’, conta com o apoio do governo do estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Secretaria de Estado do Planejamento e do e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda, Secretaria de Cultura e Gabinete Civil. Como também da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas, Editora Ética do Brasil, Aloísio Alves, da Chama Publicidade, Fundação Cultural Palmares e Secretaria de Promoção e Políticas para Igualdade Racial/SEPPIR

A programação

A programação do Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro Celebração da Vida e Obra de Abdias Nascimento prevê a apresentação do documentário sobre Abdias Nascimento, produzido pela TV Câmara de Fernando Bola e “Abdias Nascimento – Memória Negra” ,sob a direção de Antonio Olavo.
Também serão realizadas mesas-redondas, palestras que contarão com a presença de militantes, professor@s e pesquisador@s e personalidades nacionais e internacionais.
As palestras serão seguidas de debates abertos ao público.
Participação de personalidades nacionais e internacionais.
Como referência de várias gerações, um ícone da significativa cultura e memória negra Abdias Nascimento agregou no entorno de sua história, diversas gentes de militantes/ativistas a intelectuais de renome nacional e internacional.
E para celebrar a vida e memória de Abdias autoridades e personalidades internacionais e nacionais estarão em Alagoas, como palestrantes no Ígba Ábídí, Wande Abimbola, babalawô, professor e ex-reitor da Universidade Obafemi Awolowo (Universidade de Ife), Nigéria, pesquisador e escritor, maior autoridade sobre o corpo literário de Ifa. Patrick Bellegarde-Smith, Professor Emérito de Estudos Africanos da Universidade de Minnesota em Milwaukee, pesquisador e hougan do vodou haitiano, co-fundador da Sociedade de Estudos Acadêmicos da Religião de Matriz Africana KOSANBO. Olatunde Babawale, Professor Diretor, Centro para Civilização e Cultura Negra e Africana, Ministério da Cultura e Turismo, Governo da Nigéria.Felix Ayoh'Omidire, Professor de Línguas e Literaturas, Universidade Obafemi Awolowo, Ile Ife, Nigéria.Emile Latimer, percussionista e pesquisador de Búfalo, NY, EUA.Leroi Callwell Johnson, advogado, músico e artista plástico integrante do Conselho Diretor do MuseuBurchfield-Penney, Búfalo, NY, EUA. Iradj Eghrari, fundador da Ágere, Brasília, e oficiante da religião Ba’hai. Ishola Williams, General da Reserva, República da Nigéria, Ibraheem Muheem, Centro para Civilização e Cultura Negra e Africana, Ministério da Cultura e Turismo, Governo da Nigéria.
Dia 13 de novembro ocorre a cerimônia de deposição das cinzas, próximo a Lagoa dos Negros, na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

As inscrições para o Seminário são gratuitas.


O Seminário acontecerá na  Faculdade Integrada Tiradentes
Horário: 08 às 18 horas
Dia 13 de novembro:
Cerimônia de Deposição das Cinzas de Abdias Nascimento no Alto da Serra da Barriga
Horário: 09 às 15 h
Local: Lagoa dos Negros,Serra da Barriga,AL
Para inscrever-se basta enviar um e-mail para celebrandoabdias@gmail.com

Mais informações: (82)8827-3656/3231-4201
 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS