domingo, 8 de janeiro de 2012

Escritora Voguiana Francis apresenta obra Meu Nome é Maria

Luanda – A docente universitária Ana Paula de Moura Pereira, que assina sob o pseudónimo literário Voguiana Francis, apresentou hoje, sexta-feira, em Luanda, a sua primeira obra literária intitulada “Meu Nome é Maria”, onde apresenta uma narrativa preocupada com questões sociais e de ordem relacional entre os seres humanos. 
A obra, que sai sob chancela da editora Mayombe, é um romance didáctico que apresenta actos de coragem e exemplos de vida, mostrando, entre outros casos, acções egocêntricas do homem, bem como valores como o bem e a necessidade de respeito pela vida de outro ser ante o desejo do mal.
De acordo com a autora, o livro é uma profunda reflexão sobre a vida e apresenta discussões acerca do que os seres humanos devem valorizar na incessante busca pela felicidade.
O livro surge da inspiração de uma alma que se encantou pelo dom da vida. Voguiana apresenta a vida dentro do seu curriculum vitae, centrado no amor, como aventura e aprendizagem contínua de doação.
 Voguiana apresenta, na sua estreia literária, caminhos de felicidade com uma forte carga de semiótica pragmática comunicacional. Esses caminhos, ao exigirem o respeito sagrado pelos direitos humanos, requerem progresso no conhecimento do ego na sua multifacetada riqueza interior.
 A autora revela o complexo emaranhado da teia de relações humanas (ego) como uma aprendizagem a ser feita com sabedoria e prudência, ao longo dos anos, para dar lugar à verdadeira felicidade, aquela que causa a felicidade dos outros porque o ser humano, condicionado pelas relações sociais, é livre apenas na aparência.
 A experiência de vida leva-a a fazer uma análise profunda ao mistério contrastante de atitudes, sentimentos e situações humanas: egoísmo/altruísmo, solidariedade/exclusão social, compaixão/desprezo, ciúme/liberdade, ditador/vítima, tristeza/alegria, soberba/humildade, justiça/injustiça, pobreza/riqueza, ignorância/conhecimento, solidão/família, felicidade e amor.
 Ana Paula de Moura Pereira nasceu em 1955, no Lubango, província da Huíla. Foi professora primária no Cunene, na sua cidade natal e na Escola Portuguesa, em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo
 Formada em Direito, pela Universidade Católica de Angola, advogada profissional pela Ordem dos Advogados de Angola, a autora é docente na Universidade Óscar Ribas, onde lecciona as cadeiras de Direito Administrativo e Direito Romano (2º ano), bem como  Direito Comparado (5º ano).
 Desde 2003 até à presente data, dedica-se à escrita, nomeadamente de textos literários para didácticos.

Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS