quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Estátua de Cesária Évora vai embelezar aeroporto de São Vicente

Cabo Verde - O artista plástico cabo-verdiano Domingos Luísa já está a trabalhar numa estátua de três metros de Cesária Évora, a colocar no aeroporto de São Vicente, que vai passar, em Março, a designar-se Aeroporto Internacional Cesária Évora. 
Citada pela Inforpress, fonte da Aeroportos e Segurança Aérea (ASA), empresa que gere os aeroportos em Cabo Verde, o "baptismo" da renomeada infra - estrutura vai decorrer a 08 de Março próximo, numa cerimónia presidida por altos dignitários do Estado e que abarca ainda uma "grande manifestação cultural". 
  A organização do evento cultural está a cargo de José da Silva ("Djô"), empresário que ajudou a elevar "Cize" ao estrelado, e por Tito Paris, um dos mais renomados compositores e cantores cabo-verdiano. 
  A estátua da mais conhecida cantora cabo-verdiana, falecida a 17 de Dezembro último, ficará situada numa praceta em construção à entrada da aerogare. 
  A 22 de Dezembro de 2011, cinco dias após a morte da "Rainha da Morna", o Conselho de Ministros cabo-verdiano aprovou um projecto de resolução que atribuiu o nome de Cesária Évora ao Aeroporto de São Pedro, na ilha de São Vicente. 
  Na ocasião, o Governo ligou a homenagem ao reconhecimento à cultura cabo-verdiana e ao percurso de uma artista que "soube valorizar o país" e "levar a alma cabo-verdiana" a todos os cantos do mundo. 
  A "Diva dos Pés Descalços", como a imprensa se referiu muitas vezes a Cesária Évora, natural do Mindelo, contava 70 anos.
   A cantora cabo-verdiana faleceu no hospital Batista de Sousa, em São Vicente, onde se encontrava internada devido a uma "insuficiência cardiorrespiratória aguda e tensão cardíaca elevada". 

                   




Fonte: ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS