quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Quilombolas de Sergipe debaterão ações com o Incra para 2012

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Estado de Sergipe (Incra/SE) realizará, na quinta-feira (19), a 1ª Assembléia Geral das Comunidades Quilombolas. O encontro organizado pelo Comitê Estadual das Comunidades Quilombolas será espaço para tratar do balanço das ações cumpridas no último ano e do planejamento para 2012, prevendo políticas públicas para os quilombolas do estado.
A Assembléia envolverá um ciclo de debates com o tema Sergipe sem Racismo e a Política de Desenvolvimento e Sustentabilidade para os Quilombolas em comemoração ao Dia Estadual de Denúncia contra o Racismo além de proporcionar a reflexão sobre a luta de João Mulungu, herói da resistência sergipana que viveu no século XIX. Sua data de morte – 19 de janeiro – é considerada o Dia da Consciência Negra no estado.
De acordo com Luiz Augusto Bonfim, coordenador do Comitê, a proposta é sensibilizar a opinião pública e o governo para a situação dos quilombos que em Sergipe já chegam  a 22 certificados pela Fundação Cultural Palmares (FCP). “Existem famílias vivendo em situações precárias, sem acesso aos serviços básicos de saneamento e que ainda enfrentam conflitos com os interessados nas suas terras”, disse.
Bonfim explica que as dificuldades dessas famílias em muitos casos começam pelos caminhos que levam às comunidades. “Sem estrutura elas limitam as populações quilombolas impedindo o progresso”, esclarece. “Sem uma estrada em condições de uso, por exemplo, as crianças não conseguem acompanhar a escola que fica na cidade e as famílias ficam sem acesso aos postos de saúde”, alerta.
Para o Incra/SE, a prioridade está na titulação dos territórios certificados a fim de proteger os quilombolas. “Outras formas de apoio serão consequência. Com a posse das terras virá a garantia do direito à moradia, à educação e aos projetos sociais importantes para a realidade dessas comunidades”, conclui o coordenador.


Serviço:

 O quê: 1ª Assembléia Geral das Comunidades Quilombolas 
Data: 19 de janeiro   
Horário: 8h às 17h    
Local: Auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Estado de Sergipe Incra/SE)  Endereço: Avenida Coelho E Campos, 1300 – Santo Antônio, Aracaju – SE  





Fonte : Fundação Palmares         

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS