quarta-feira, 23 de maio de 2012

UnB reúne estudantes e pesquisadores africanos


Divulgação O Centro de Convivência Negra da Universidade de Brasília esta promovendo até o dia 26 de maio, o 1º Encontro dos Estudantes Africanos, que acontece no Auditório do Instituto de Química (IQ/UnB). O evento pretende reunir estudantes, pesquisadores africanos além de  pessoas interessadas às questões africanas, para discutir diversas problemáticas do continente.   
O coordenador geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC/FCP), Carlos Moura em sua participação na abertura do evento ressaltou que iniciativas como esta reforçam a difusão de uma imagem mais plural e diversificada do negro, assim como sua importância como elemento para construção de uma identidade e cultura dentro e fora do Brasil. “O evento tornará os países africanos mais conhecidos no meio acadêmico e na sociedade brasileira”, afirma. E destacou o trabalho e o comprometimento da Fundação Palmares em ações de valorização da cultura negra como o Projeto Rota dos Escravos realizado em parceria com a Unesco. 
O encontro conta com a participação das representações diplomáticas de Angola, Cabo Verde, Colômbia, Costa do Marfim, Congo, Guiné-Bissau; Nigéria e São Tomé e Príncipe. Além da contribuição da Fundação Cultural Palmares, Assessoria de Diversidade e Apoio aos Cotistas (ADAC), Núcleo de Promoção da Igualdade Racial (NEPIR), Secretaria da Promoção da Igualdade Racial (Sepir DF) e Governo do Distrito Federal. 
Programação – Durante seis dias, algumas das principais questões socioculturais do continente africano serão abordadas por meio de debates, apresentações culturais, exibições de filmes, prática de esportes, workshops de tranças e danças tradicionais, feira e desfile de roupas africanas.  Os Líderes Africanos; Cooperação Brasil- África, A Literatura africana Contemporânea; Arte Africana; A mulher na Sociedade Africana; África, Ciência e Tecnologia: Percurso e Contribuições à Civilização Mundial; Estudantes africanos na Diáspora: Antes e Depois (País de Origem e Brasil) são alguns dos temas que serão discutidos no evento. 
SERVIÇO:O que: 1º Encontro dos Estudantes Africanos
Quando: De 21 a 26 de maio
Onde: Centro de Convivência Negra – Campus Universitário Darcy Ribeiro Universidade de Brasília 
Informações: (61) 31073425 / 31073426 – Fax: (61) 33073971

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS