domingo, 9 de setembro de 2012

Centro de Referência da Cultura Negra de Venda Nova e DREMINAS constituem parceria


 por Mônica Aguiar 

A Coordenadora Geral do Centro de Referência da Cultura Negra de Venda Nova Monica Aguiar e Zenó Soares  presidenta da DREMINAS (Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia de Belo Horizonte e Região), realizaram reunião no ultimo dia (04) para constituir parceria entre as entidades.

Durante a reunião que ocorreu na sede da DREMINAS, Monica Aguiar apresentou  demanda de atendimento regionalizado às famílias portadoras da doença e moradoras no Vetor Norte.

Para Monica Aguiar os adultos, principalmente as mulheres negras devem fazer exames para identificar traço ou a doença falciforme, para isto se faz necessário o acolhimento com pessoas capacitadas a fim de fornecer informações corretas, bem como a realização de encaminhamentos de forma mais concretas evitando ao máximo a burocracia.
“A DREMINAS esta capacitada a realizar este acolhimento”. Afirma Monica Aguiar.


Já Zenó Soares, esta parceria ajudará muito a população que o Centro de Referencia atende, tanto no encaminhamento ao tratamento, quanto nas informações e nas orientações sobre as possíveis complicações da doença, direitos como cidadãos e apoio psicológico/emocional.

Ambas concordam que quanto mais próximo à informação e mais descentralizada  melhor será principalmente para as mulheres que moram nesta região que fica distante do Hemominas.
 O acolhimento das pessoas será dado no sede do Centro de Referência da Cultura Negra de Venda Nova pela Presidenta e Assistente social da DREMINAS.
Durante a reunião também ficou acordado a realização do
Iº Seminário Regional sobre Saúde da População Negra e Doença Falciforme, que poderá ocorrer no dia 25 de novembro.
Neste dia  esta previsto a assinatura de um termo de cooperação mútua entre o Centro de Referencia da Cultura Negra de Venda Nova e a DREMINAS, onde tem como principal objetivo desenvolver uma série de atividades, buscando outras entidades .

De acordo com Monica Aguiar em reunião ocorrida dia (06), com a Diretora do SITIPAN e da UGT Minas Fernanda Sampaio, e no dia (07), com presidente da Associação Nacional Raça - Diretos Humanos e Ambientais Paulo Jorge, ambos se prontificaram em colocar as entidades em parceria na construção das agendas.



 









Nenhum comentário:

MAIS LIDAS