quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fórum Nacional de Populações Afrodescendentes do México

O Primeiro Fórum Nacional de Populações Afrodescendentes 

do México, acontece e hoje 26 e 27 de setembro.

 


A Secretaria SEPPIR foi convidada como referência internacional de políticas de promoção de igualdade racial e apresenta experiência brasileira e abordará vários temas:

A instituição do sistema de cotas no ensino superior em nível federal, os avanços na defesa dos direitos das comunidades quilombolas e o trabalho de articulação da SEPPIR nos diversos âmbitos do governo federal .

De acordo com matéria publicada pela SEPPIR o  objetivo principal do evento é estabelecer um espaço de diálogo entre as instituições do Estado, as comunidades afrodescendentes e a comunidade intelectual e acadêmica, além de realizar um balanço sobre as ações relativas a esta temática. Por isso a contribuição brasileira está sendo tão esperada.

A partir daí, o governo mexicano pretende elaborar uma agenda mínima para a inclusão e o bem estar social das pessoas afrodescendentes em todos os âmbitos da vida pública, que permita avançar nas recomendações do Comitê para Eliminar a Discriminação Racial (CERD-ONU) para o estado mexicano. O fórum trabalhará com dois eixos temáticos: a visibilização e reconhecimento dos direitos dos afrodescendentes no México, e a construção de una agenda comum para avançar no cumprimento das recomendações do comitê CERD –ONU. 
   


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS