quarta-feira, 26 de junho de 2013

DONA BELA : 110 ANOS DE EXISTÊNCIA!

Foto
No dia (22) de junho, foi o  dia que Dona Bela  levantou a bandeira  do seu reinado São João Batista e comemorou  seus 110 anos. Nesta grande festa foi  exibido  documentário Os Mestres realizado pela AIC em parceria com a Cia Baobá Minas. 



OS MESTRES


Nesse programa, a Rede Jovem de Cidadania conversou com três mestres ligados à cultura afro-brasileira, premiados pelo Prêmio Zumbi de Cultura no ano de 2010, realizado pela Cia Baobá de Dança - Minas. 
A narrativa gira em torno de três trajetórias de vida diferentes, protagonizadas por pessoas de expressiva atuação cultural e social: Mãe Efigênia, Mestre Conga e Dona Bela.



Mãe Efigênia relata suas experiências como mãe de santo em um terreiro de Candomblé, no qual ela também acolhe crianças e realiza um trabalho de capoeira com elas. 


Mestre Conga fala sobre a sua atuação na Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte e sobre o coletivo fundado para promover os novos projetos da Velha Guarda. 

 Dona Bela conta sobre sua atuação como Rainha da Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e São João Batista.


Em comum, os três falam sobre os significados da palavra mestre, e como se sentem ao serem reconhecidos e homenageados como tal.


Fonte: Ass. Imagem Comunitária / CIA BOABA 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS