quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Portal da III Conapir está na internet

Portal da III Conapir está na internet

Entra no ar, a página na internet da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III Conapir), que será realizada entre os dias 5 e 7 de novembro, em Brasília-DF, com o tema central ‘Democracia e Desenvolvimento sem racismo: Por um Brasil Afirmativo’. 
É só acessar o endereço www.seppir.gov.br_iiiconapir  para obter todas as informações sobre o evento.

O espaço virtual privilegia a navegabilidade e contém links que dão acesso a documentos das I e II Conferências, além daqueles referentes às etapas preparatórias da próxima, galerias de fotos, áudios e vídeos, notícias produzidas pela Comissão Organizadora Nacional, pelos estados e municípios, Fórum e Sala de Imprensa. Também estão disponíveis o conteúdo publicado nas redes sociais, os contatos do Serviço de Atendimento à III Conapir (0800-645-6359), voltado aos participantes do evento e canais para participação de internautas em geral.
Na página principal a ministra Luiza Bairros, em vídeo, convoca a população para participar da construção de um Brasil afirmativo por meio da III Conapir. Ela explica, ainda, que o tema central surgiu a partir da constatação de que o racismo e a discriminação não dizem respeito apenas às populações atingidas, mas que representam um entrave ao desenvolvimento do país.
“Vamos aprofundar o debate. A cidadania da população negra é um desafio”, afirma. A ministra ressalta que a III Conapir é a primeira realizada sob a vigência do Estatuto da Igualdade Racial, sancionado em 2010 e acontece no mesmo ano que a SEPPIR completa uma década de atuação. “Também é a primeira vez que mais da metade da população se reconhece como negra, segundo os dados do último censo do IBGE”, afirma. 
 O sítio foi produzido pela SEPPIR em parceria com o Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. A identidade visual seguiu a mesma produzida para a III Conapir, com a estilização das formas do mapa do Brasil buscando retratar o país com sua diversidade de identidades e expressões culturais. 
A composição dos elementos em formas abstratas, coloridas e circulares, passa a ideia de movimento contínuo, caracterizando uma dinâmica que envolve a todas e a todos na tarefa de refletir e apontar caminhos para um novo modelo de desenvolvimento, que leve à construção de uma nação integrada, afirmativa, inclusiva, democrática e pluralista.

 III Conapir

Realizada pela SEPPIR e pelo Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), A III CONAPIR será presidida pela ministra da SEPPIR, Luiza Bairros.
Como etapa preparatória para a III CONAPIR e parte das celebrações dos 10 anos de criação do órgão, entre março e maio, a SEPPIR realizou seminários em seis capitais para promover a reflexão e o diálogo sobre inclusão racial no país.
A ação reuniu cerca de 1,5 mil pessoas em torno dos temas: Desenvolvimento, democracia e racismo; Representação política e enfrentamento ao racismo; Trabalho e desenvolvimento: capacitação técnica, emprego e população negra; Desenvolvimento e mulher negra; Territórios tradicionais negros: desenvolvimento e enfrentamento ao racismo; Oportunidades para a juventude negra.
Mais de 300 Conferências Municipais ocorreram em todo o Brasil e, até o dia 31 de agosto, acontecem os eventos estaduais. Já as Plenárias de Comunidades Tradicionais – dos Povos Ciganos, das Comunidades de Matriz Africana e das Comunidades Quilombolas, aconteceram entre maio e julho, em Brasília.
Na etapa nacional, a previsão é de que participem cerca de 1,4 mil pessoas, sendo 200 convidados (autoridades, personalidades e representantes de entidades nacionais e internacionais) e 1,2 mil delegados.
A recomendação é de que a participação dos delegados atenda aos seguintes critérios: 50% de mulheres; 30% de jovens; efetiva representação das comunidades tradicionais, cigana, judaica e árabe-palestina e; efetiva representação dos órgãos públicos responsáveis pela promoção da igualdade racial e defesa de direitos.

Fonte : SEPPIR

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS