terça-feira, 17 de setembro de 2013

SEMINÁRIO O NEGRO - O NEGRO NO PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO





Nos dias 1 e 2 de outubro, o Laboratório de Políticas Públicas, através do Núcleo de Estudos "Negro, Educação e Sociedade", promoverá o seminário “O Negro no Pensamento Social Brasileiro". Teremos dois dias de debates sobre intelectuais que construíram interpretações sobre o papel do negro na sociedade brasileira. O evento tratará de uma pluralidade de temáticas que giram em torno da influência das culturas africanas, miscigenação, teorias raciais, inserção no mundo do trabalho e relações de poder.
O que significa ser negro na sociedade brasileira? Qual é a sua importância na formação sociocultural do país? Qual o seu papel na construção do imaginário da nação? Estas perguntas foram feitas por diversos intelectuais, desde a formação da nação brasileira, que em algum momento de suas carreiras interessaram-se pelo estudo sobre os afro-brasileiros. Tais estudos apresentaram-se sob uma pluralidade de temáticas que giravam em torno da influência das culturas africanas, determinismos biológicos, inserção no mundo do trabalho e relações de poder. 
Os debates sobre o Negro e a Sociedade tiveram influências em diversos campos do conhecimento e da esfera pública. Uma profusão de temas e questões como as políticas imigratórias na virada do século XX, a moralidade da escravidão, a influência africana na formação cultural brasileira, políticas eugênicas, o desenvolvimento capitalista e a luta de classes no Brasil, mobilizou notáveis pensadores que teceram reflexões sobre o negro brasileiro.
Inscrições gratuitas no local e no blog:www.nesuerj.blogspot.com.br 
Serão emitidos certificados para os participantes.
Informações:
e-mail: nes.uerj@gmail.com
Tel: 2234-1896 / 2334-0890


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS