terça-feira, 1 de outubro de 2013

VI Bienal de Jovens Criadores dos Países de Língua Portuguesa se encerra no dia 30 de setembro

Foto: Prazo para inscrição na VI Bienal de Jovens Criadores dos Países de Língua Portuguesa se encerra hoje http://www.seppir.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2013/09/prazo-para-inscricao-na-vi-bienal-de-jovens-criadores-dos-paises-de-lingua-portuguesa-se-encerra-no-dia-30-de-setembro-1Serão contempladas artes aplicadas, visuais, audiovisuais, digitais, integradas, circo, dança, música, teatro e literatura. As inscrições devem ser feitas no endereço www.juventude.gov.br/bienalcplp
Artistas brasileiros entre 18 e 30 anos têm até a segunda-feira, 30 de setembro, para se inscrever na VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que acontece no país de 3 a 7 de dezembro. As inscrições devem ser feitas no endereço www.juventude.gov.br/bienalcplp.
A Bienal tem como objetivo contribuir para a integração e construção de novos caminhos para a formação cidadã das juventudes dos países que integram a CPLP – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.  
Serão contempladas as seguintes linguagens: Visuais: exposições e mostras de pintura, escultura, desenho, gravura, grafite e fotografia e intervenções urbanas; Digital: videoarte, instalação, performance, web arte, mapping; Integradas: que contemplem mais de uma linguagem; Audiovisual: curtas, médias metragens; Circo: espetáculos circenses de rua ou palco; Dança: espetáculos de dança de rua ou palco; Música: shows, DJs e VJs; Teatro: performances e espetáculos de teatro de rua ou palco, adulto ou para infância e juventude; Literatura: publicações (cordel, H.Q, prosa, poesia) com finalidade de divulgação e contação de histórias; Artes Aplicadas: coleções de moda e jóias.
No Brasil, a seleção dos trabalhos (até 40) será feita por profissionais experientes, das cinco regiões do país. Sendo que cada integrante da CPLP tem autonomia para definir os próprios critérios de seleção.
A IV Bienal – É promovida pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, com apoio do Ministério da Cultura, do Ministério do Esporte, do Ministério das Relações Exteriores e do Governo do Estado da Bahia.
A I Bienal de Jovens Criadores aconteceu em 1998, na cidade de Praia, em Cabo Verde. As cidades de Porto, em Portugal, e Maputo, em Moçambique sediaram, respectivamente, a II Bienal, em 2001, e a III Bienal, em 2006. 
Em 2009 e 2011 as bienais foram substituídas pelas I e II Mostra de Jovens Criadores em Lisboa, Portugal, e em Luanda, Angola, tendo como conceito fundamental  “ser um espaço de encontro entre os jovens da CPLP, com base nas perspectivas culturais de cada uma, nas suas diversas formas de expressão”.
A Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP aprovaram, em junho de 2011, a rotatividade da organização das Bienais do Jovens Criadores e apontaram além do Brasil este ano, Moçambique (2015), Portugal (2017) e Guiné-Bissau (2019).

Informações: 
 http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=1&data=02/09/2013 ou o www.juventude.gov.br/bienalcplp ou pelo e-mail:  bienalcplp@presidencia.gov.br

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS