segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Minas é o primeiro Estado a receber avaliação da IIIª CONAPIR

Foi realizado, em Juiz e Fora (7 e 8), o IIIº Seminário Estadual de Mulheres Negras de Minas Gerais com o objetivo avaliar a IIIª CONAPIR, analisar a concepção e a situação das mulheres negras no estado, no intuito de construir uma pauta de lutas que atendam as demandas do movimentos de mulheres negras, bem como, de pensar estratégias para a efetivação das ações do Fórum Estadual para 2014, em termos de políticas públicas e também de concepção. 
O seminário foi conduzido pela Coordenação Estadual, que também já encaminhou a proposta à Coordenadoria Especial de Promoção de igualdade do Estado, Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e a para deputada estadual(PT) Maria Tereza Lara, a proposta aprovada na IIIª CONAPIR Estadual de inclusão no Decreto Lei que cria o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de no mínimo 30% no mínimo de mulheres negras em sua composição total.

O importante evento reuniu lideranças de todo o Estado e por proposição da Direção Estadual do Fórum de Mulheres Negras, além de vários pontos específicos sobre a situação das Mulheres Negra, Minas Gerais é o primeiro Estado a receber a avaliação da IIIª CONAPIR da Diretora de Ações Afirmativas da SEPPIR – Dra. Mônica Oliveira palestrante no evento.

O resultado do Seminário garantirá dias agendas importante em 2014.
  • Jornada de Formação para Mulheres Negras em fevereiro.
  • Encontro Estadual de Mulheres Negras em julho .
Durante o ano de 2013, várias agendas foram construídas pelo Fórum Estadual de Mulheres Negras de Minas Gerais além da participação efetiva dentro da IIIª CONAPIR nos municípios e Estado e Nacional. Esperamos com isto dar visibilidade nas nossas ações e ampliar o Fórum para mulheres que atuam em pontos estratégicos em Minas . Afirma Rita Bento Cataguases
No geral a avaliação do Fórum de Minas que muito precisa ser construído, pois Minas Gerais deu uma contribuição com a realização do seminário “E Rumo a IIIª CONAPIR”. A SEPPIR, estimulou o debate em torno da pauta com agendas específicas para Mulheres Negras. Mas após avaliação apresentada percebe-se que proposta especificas para mulheres negras não foram contempladas dentro das prioridades na IIIª CONAPIR. Fala Monica Aguiar .
 Quanto a participação na Marcha Nacional de Mulheres Negras, lançada na Conferencia Nacional, o Fórum Estadual de Mulheres Negras de Minas, levará este debate para o Encontro Estadual em 2014 que poderá acontecer em Viçosa.
 




Nenhum comentário:

MAIS LIDAS