terça-feira, 22 de abril de 2014

Apresentador da Rede Globo faz critica racista a bailarina negra

Por Mônica Aguiar 

Já não bastava os comentários debochados, discriminatórios e  de muito mal gosto, onde esteriótipos arcaicos predominam no nobre  vocabulário do  apresentador Fausto Silva,  que também  faz questão de cobrar o uso do padrão de língua que  muito pouco ou quase nada, considera as características predominantes do povo brasileiro e   desempenha com muita "naturalidade" o preconceito linguístico, desta fez destilou seu ataque desprovido de valores de respeito ao ser humano,   reproduzindo o  RACISMO na prática, em pleno domingo de páscoa , dia que milhares comemoram a passagem ou  a ressurreição de Jesus Cristo e dia da  comemoração do povo judeu por terem sido libertados da escravidão no Egito, que durou cerca de 400 anos.

O apresentador da Globo Faustão, se referiu a bailarina  Arielle Macedo como aquela que tem "cabelo de vassoura de bruxa" após lembrar de um comentário realizada  por Arielle  em uns de seus quadros , onde a bailarina se apresentava.

Esta referencia não somente trouxe indignação ao Movimento Negro Brasileiro, como também a várias organizações de defesa dos direitos humanos. 

Todos e todas sabemos do importante papel que grandes  redes de comunicação vem tendo em reproduzir tudo que historicamente tem sido denunciado que desvaloriza o ser humano mulher negra. 
Esta prática,  nada mais é  do que o reforço de padrão de beleza eurocêntrico.
Nada mais é, que coação e a determinação da sub condição á mulher negra . O reforço à desconstrução da identidade, preconizando e inferiorizando a alto estima.
O Sr. Fausto Silva  deveria saber que tais atitudes demostram além do racismo a perpetuação das desigualdades sociais a partir dos referenciais de raça e cor .  

Fico indignada com uma postura desta, mas ao mesmo tempo, pensando onde estamos e quem somos, em pleno século 21, nos mulheres negras temos  contribuído sistematicamente com o crescimento econômico desta nossa nação. Então aqui na minha linha de raciocínio,  sem querer achar "natural" esta prática racista, pois todas devem ser denunciadas e cobradas retratações,  vou dar ao direito de ter pena deste apresentador, pois apesar do Sr. Fausto Silva tentar ser um critico não consegue acompanhar o desenvolvimento social de nossa nação e reconhecer quem a produz .

Foto: GELEDÉS

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS