quinta-feira, 17 de julho de 2014

Festival Internacional de Cinema Feminino chega a sua 11ª edição em 2014.

por Mônica Aguiar 

De 14 a 18 de julho 
Serão exibidos  73 filmes de 31 países, distribuídos em uma Competição Internacional, uma Competição Nacional, e sessões especiais como Programa Infantil, Masculino-Feminino, Dividindo a Conta, Eu gosto é de mulher, Programa Experimental, Programas Especiais Nacionais e Internacionais.

As relações de gênero no campo audiovisual são também tema de um seminário que o Femina promove, de quarta-feira (16) , sexta  (18), das 11h às 14h, também na Livraria Cultura Cine Vitória.
Na Livraria Cultura Cine Vitória, onde, até o próximo sábado (19), 73 produções de 31 países serão exibidas para o público, em sessões a preços populares. A programação do Femina abrange longas, médias e curta-metragens, de gêneros variados, mas que têm em comum o fato de serem dirigidos por mulheres ou de terem temática feminina.
A programação conta com mostras competitivas nacionais e internacionais. Terá também sessões especiais, entre elas: Programa Infantil, com curtas de animação e ficção para o público infantojuvenil; Masculino-Feminino, de filmes dirigidos por homens com temática feminina;Dividindo a Conta, com filmes codirigidos por homens e mulheres: e Eu Gosto É de Mulher, com filmes dirigidos por mulheres e temática lésbica.
O Femina apresenta em sua abertura o filme MEUS SAPATOS VERMELHOS, de Sara Rastegar. Como todos os anos, apresentamos uma Sessão Homenagem a uma personalidade feminina do cinema nacional. Esse ano, temos a honra de prestar uma justíssima homenagem a uma das grandes diretoras brasileiras, LUCIA MURAT, cuja carreira é marcada pela experiência da militância política e por fortes personagens femininas, como no filme que apresentamos A MEMÓRIA QUE ME CONTAM, onde atua como diretora, roteirista e produtora.  
"Completando nossa programação, o Seminário Femina traz esse ano o tema Audiovisual e Relações de Gênero, trazendo três filmes que dialogam com estas questões e ensejando o debate com cineastas e especialistas sobre imagens das mulheres, políticas públicas, inserção profissional, mulheres em contextos de risco e violência e protagonismo feminino. 
Agradecemos a colaboração de todas as pessoas, empresas e instituições que nos apoiaram na realização de mais uma edição, e convidamos a todos para acompanharem as atividades do Femina 2014".

HISTÓRIA 

Ao longo desses anos, o Femina tem promovido o trabalho das mulheres no cinema e na cultura, estimulando o surgimento de novas diretoras e a presença da mulher no mercado de trabalho audiovisual, incentivando a produção de filmes com protagonismo feminino, e principalmente, tem sido um espaço de encontro de profissionais do audiovisual e outras áreas para debaterem a produção feminina e as relações de gênero.
FEMINA – Festival Internacional de Cinema Feminino é realizado pelo INSTITUTO DE CULTURA E CIDADANIA FEMINA, uma organização sem fins lucrativos. O Instituto de Cultura e Cidadania Femina foi fundado para viabilizar a realização de projetos e eventos relacionados ao desenvolvimento, promoção e difusão da igualdade de gênero, social e racial, da educação, da ética, do respeito à diversidade cultural, dos princípios da não-violência, da conscientização cidadã, política e cultural, da defesa da dignidade e dos direitos humanos e de alternativas econômicas solidárias e sustentáveis, através de variadas formas de arte, cultura, educação e informação.

Com uma vasta programação que pode ser conferida em seu site 
www.feminafest.com.br


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS