sexta-feira, 10 de julho de 2015

Festival In-Edit Brasil

Elza Debates, sessões ao ar livre, encontros com diretores, shows, feira de zines e vinis fazem parte da programação que começa nesta quarta-feira, em São Paulo, e no dia 14, em Salvador


James Brown, Elza Soares, Alice Cooper, Carlos Imperial, Elliott Smith, Racionais MC's, The Clash, Premeditando o Breque, Paco de Lucía e outros artistas estarão juntos nas telas do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, de amanhã (1°) ao próximo dia 12, em São Paulo, e de 14 a 19 de julho, em Salvador. A 7ª edição da .--------------------mostra promove sessões ao ar livre, encontros com diretores, shows, apresentações de DJs, feira de zines e de vinis e uma sessão de Cinema da Vela no CineSesc, com debates informais entre cineastas, artistas, jornalistas, produtores e público.
A programação de São Paulo será aberta nesta quarta-feira com o filme Paco de Lucía: La Búsqueda, de Curro Sánchez. O documentário inédito no Brasil foi dirigido e produzido pelos filhos de Paco, que refazem a trajetória de um dos maiores nomes da guitarra flamenca. Entre os filmes brasileiros, o destaque é a estreia nacional de Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 1995, dirigido por Ricardo Alexandre. O jornalista conta a história do selo independente criado pelos Titãs e pelo produtor Carlos Eduardo Miranda, que lançou bandas como os Raimundos, Mundo Livre S/A, Little Quail & The Mad Bird, Maskavo Roots e Graforreia Xilarmônica.
Cinco longa-metragens participam da competição nacional nesta edição do festival: Eu Sou Carlos Imperial, de Renato Terra e Ricardo Kalil, que mostra a figura de um dos pioneiros do rock no país; My Name is Now, Elza Soares, de Elizabete Martins Campos, que faz um retrato da cantora; Samba e Jazz, de Jefferson Mello, traça um paralelo entre o samba do Rio de Janeiro e o jazz de Nova Orleans por meio do carnaval; Yorimatã, do diretor Rafael Saar, sobre a dupla Luli e Lucina; e Premê, Quase Lindo, de Alexandre Sorriso e Danilo Moraes, que trata sobre a banda Premeditando o Breque, ícone da vanguarda musical paulistana.
Na mostra Panorama Brasil, Brasil.Doc e Curtas, o festival exibe 19 documentários, entre eles Os Guardiões do SambaSamba LumièreSete CoraçõesSintonizahReverberações – Itamar Assumpção e Racionais MC's – 25 Anos no Movimento.
Entre os documentários internacionais, o destaque é do inédito Mr. Dynamite: The Rise of James Brown, de Alex Gibney, produzido por Mick Jagger, que conta o início da carreira de Brown até seu envolvimento com a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.
O festival promove ainda shows da Banda Autorama (4 de julho, no Olido), de Tony Bevan e Mauricio Takara (7 de julho, na Matilha Cultural) O Terno (9 de julho, também na Matilha) e Premeditando o Breque (10 de julho, no Centro Cultural São Paulo-CCSP), além de feira de zine e de discos e sessões ao ar livre na Cinemateca.
O evento também realiza bate-papos com os diretores Elizabete Martins Campos, Rafael Saar, Jeferson Mello, Ruth Slinger, Alexandre Sorriso e Danilo Moraes. One9, que dirigiu Nas, Time is Illmatic, conversa sobre música e cultura hip hop com Rodrigo Brandão, da banda Mamelo Sound System, no dia 5 de julho, às 18h30, na Matilha Cultural.
Confira a programação completa do festival no site da mostra.
In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical
Quando: de 1º a 12 de julho
Onde: no Cine Olido, no CCSP, na Matilha Cultural e Cinemateca
Quanto: valores dos ingressos variam conforme o local de exibição
Mais informações: www.in-edit-brasil.com

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS