terça-feira, 10 de novembro de 2015

Cachoeira sedia Mostra Internacional “Transáfrica” com filmes e diretores africanos e afro-brasileiros

De  hoje 10 a 14 de novembro, o Cineclube Mário Gusmão, grupo vinculado ao curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, realiza a Mostra Transáfrica, reunindo filmes de diretores africanos e brasileiros propondo um diálogo sobre a África.
As exibições, acompanhadas de debates, vão ocorrer sempre a partir das 19 horas, no Auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB). A Mostra Transáfrica terá 5 sessões, com 5 longas e 1 curta-metragem.
Os diálogos sobre África se darão através de dois pontos de vista: dos diretores africanos, com três filmes que discutem o lugar da fala em sociedades africanas; dos diretores brasileiros, que reinventam o continente africano aqui no Brasil.
Para realizar a Mostra Transáfrica, o Cineclube Mário Gusmão conta com o apoio do Centro de Artes, Humanidades e Letras, do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas/UFRB, da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français. Além do apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA).
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira (10/11): “Ceddo”, de Ousmane Sembène. Debate com Prof. Túlio Muniz (UNILAB)
Quarta-feira (11/11): “Keita”, de Dani Kouyaté. Debate com Profa. Ângela Figueiredo (UFRB) e Cristiane Souza (UNILAB)
Quinta-feira (12/11): “Bamako”, de Abderrahmane Sissako. Debate com Prof. Kabengele Munanga (Unicamp/UFRB) e Profª. Amaranta Cesar (UFRB)
Sexta-feira (13/11): “Alma no Olho”, de Zózimo Bulbul e “Leão de 7 Cabeças”, de Glauber Rocha. Debate com Prof. Jacques Depelchin (visitante CEAO/UFBA) e Profª. Cyntia Nogueira (UFRB)
Sábado (14/11): “Terra deu, terra come”, de Rodrigo Siqueira. Debate com Valdina Pinto, educadora e líder religiosa, e Elen Linth, cineasta baiana

Fontes: Matilde Ribeiro 
http://www.portalaponte.com/portalaponte.com/

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS