quinta-feira, 16 de março de 2017

Iª Conferência Nacional de Voluntárias TomoJuntas, começa amanhã, 17 , em Salvador

por Mônica Aguiar 

A Ong  TamoJuntas,  realizará sua primeira Conferência nacional  de voluntárias, nos dias 17 a 18 de março, em Salvador, com presenças confirmadas de 14 Estados: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pará, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. 
Estados onde a ONG esta articulada.

O encontro parte da grande demanda de serviços já prestados, da complexidade dos casos acolhidos, da necessidade de atenção multidisciplinar organizativo nacional das voluntárias, do debate das  múltiplas formas de  violência contra mulher e a  formação  e fortalecimento dos  laços e ações  em torno da articulação existente nos estados.

O encontro terá transmissão ao vivo, sua  abertura contará com monologo: "Retalhos" de Amanda Shapovalove,  exibição de vídeo,"Cenas da Cidade Tamojuntas" e lançamento da "Revista Themis" edição março/17, que aborda  gênero, justiça e direitos humanos .  

Com compromisso de garantir uma ação nacional para as mulheres presente na Conferência, na programação do dia 18,  esta previsto mutirão de atendimento  no Quilombo Zeferina, entre 14 e 17 horas , aberto ao público.

O Quilombo Zeferina é uma organização de mulheres negras feministas, existente desde a década de 90, carrega o nome Quilombo Zeferina em homenagem a guerreira negra quilombola da comunidade.

Na Conferencia também estão garantidas as presenças da Defensoria publica ( NUDEM), Ministério Público (GEDEM), a SPMJ Secretária de Mulheres do Município de Salvador.  

Síntese da Programação
17/03 - Abertura, credenciamento e mesa:- Funcionamento da Rede da Violência Contra Mulher/  Lançamento da Revista Themis  
18/03 - Mesas: - A importância do acompanhamento multidisciplinar para combater a violência contra mulher / Leitura do Manuel de Voluntárias/ Mulheres vulnerabilidade e as diversas faces da violência e intervenções artísticas.


O TamoJuntas é um coletivo feminista dedicado a atender mulheres vítimas de violência, composto  por advogadas, assistentes sociais, psicólogas e pedagogas, lutando contra o machismo, por justiça, direitos e empoderamento.

http://tamojuntas.org.br/


HISTÓRIA

O TamoJuntas nasceu  a partir do desejo de três advogadas Laina Crissóstomo, Carolina Rola, Natasha Barreto e Aline Nascimento,  de prestar auxílio às mulheres vítimas de violência do ponto de vista jurídico.

A advogada feminista negra Laina Crisóstomo é atualmente presidenta da organização.  
“A gente começou a partir de uma perspectiva jurídica, mas a gente ampliou isso entendendo que essas mulheres vítimas de violência precisam, na verdade ter , além de uma escuta social, também  ter um acompanhamento multidisciplinar”, explica Laina.


Para a advogada Laina Crisóstomo, é difícil dizer que alguma mulher nunca tenha sofrido nenhum tipo de violência, considerando o machismo sustentado pelo patriarcado. 
“Para quem não tinha essa percepção, começar a ouvir as histórias nos deu a dimensão de que todas nós já vivemos, por exemplo, um relacionamento abusivo e nem nos dávamos conta. 
“Isso é uma coisa que faz a gente ter mais vontade ainda de atuar nessa perspectiva voluntária, em prol de uma sociedade mais justa, mais equânime”. conclui.

A ONG do TamoJuntas,  funciona em uma sede emprestada em Salvador, tem multiplicadores em outros estados.  Todo o atendimento é gratuito.
A Ordem dos Advogados do Brasil reconhece o trabalho desenvolvido por ser pro bono, ou seja,  voltado para pessoas que realmente não têm condições financeiras de pagar.


Iª Conferência Nacional de Voluntárias TomoJuntas
  • Local do encontro: Espaço Bavha
  • Rua Alagoinhas, 362, Rio Vermelho -  Salvador – BA
  • Email :tamojuntassempre@gamail.com
  • Watsapp: 71 992256245
  • FACE TAMOJUNTAS: https://www.facebook.com/events/1869561689929103/
Fontes: Tamojuntas 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS