terça-feira, 6 de junho de 2017

Lançamento do Livro Heroínas Negras Brasileiras lota a livraria Blooks

Ela é Jarid Arraes, autora de um dos livros mais esperados deste ano: Heroínas Negras Brasileiras. Onde conta, em 15 cordéis, a história de mulheres que foram muito importantes para a história do Brasil.
Neste livro é contada poeticamente a história de: Antonieta de Barros, Aqualtune, Carolina Maria de Jesus, Dandara dos Palmares, Esperança Garcia, Eva Maria do Bonsucesso, Laudelina de Campos, Luísa Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina dos Reis, Mariana Crioula, Na Agontimé, Tereza de Benguela, Tia Ciata, Zacimba Gaba. Histórias que a autora foi conhecendo ao longo de sua procura. Sim, procura, pesquisa, questionamento, inquietação. Pois, na escola ou até mesmo na Universidade não ouvimos histórias de mulheres negras, nem de homens negros a não ser que ele tenha “se tornado um feriado”. Mas e os negros que não se tornaram feriados? E as negrAs que foram silenciadas e invisibilizadas por toda a história do país? 
O lançamento deste livro que é um marco na cultura afrobrasileira aconteceu na Livraria Blooks localizada no Shopping Frei Caneca (São Paulo). No evento, acontecerá uma roda de conversa sobre o tema do livro, estava repleto de mulheres negras e era nítida em seus olhares e sorrisos a alegria por se verem representadas. 
Cada uma das histórias da obra remete às nossas próprias histórias. São vidas comuns, mas de pessoas não comuns, de mulheres especiais. E é assim que cada uma das mulheres negras brasileiras precisam se reconhecer – heroínas – e donas de suas próprias histórias. Vamos nos inspirar no livro, na autora, na ilustradora Gabriela Pires que também fez um trabalho incrível e em cada mulher que conhecermos, pois podemos nos reconhecer e nos fortalecer juntas.
Jarid Arraes nascida em Juazeiro do Norte (PE), mora em São Paulo atualmente e é fundadora do Clube da Escrita Para Mulheres. Ela também contribui escrevendo para a ONG de Direitos Humanos ARTIGO19 e a ONG feminista Think Olga.  A escritora de apenas 26 anos já publicou mais de 60 títulos.
Fonte : todosnegrosdomundo / Foto:Internet

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS