sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Professores protestam após boneca negra ser retirada por pastor em escola de Vitória

Caso foi registrado no início do mês, quando pastor afirmou que bonecas negras de projeto da escola eram "símbolo de macumba"

Professores, estudantes e representantes de movimentos sociais e culturais fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (24), em Vitória, contra o racismo, e especificamente contra o pastor que ordenou a retirada de um painel com bonecas negras feitas por alunos de Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Professora Cida Barreto. A passeata aconteceu pelas ruas de Jardim da Penha.

O caso aconteceu no início do mês de agosto, quando o pastor João Brito, da Igreja Evangélica Batista de Vitória, pediu que um painel com bonecas negras feitas por crianças fosse retirado da creche. Segundo o religioso, a boneca era “símbolo de macumba por se originar de uma religião africana”.

O painel havia sido confeccionado por uma professora que dá aulas sobre a cultura do povo africano e também sobre a cultura afro-brasileira. O projeto chama Abayomi e faz parte do programa institucional da escola “Diversidade”, que trata da questão étnica-racial.

"O protesto é questão de solidariedade à professora que sofreu uma questão racista, preconceituosa dentro de uma escola da prefeitura que é locada dentro de uma igreja", ressaltou Dimitri Barreto, diretor do Sindicato dos Trabalhores em Educação Pública do Espírito Santo.

A secretária de Educação do município, Adriana Sperandio, disse que, como a prefeitura paga para utilizar o espaço, não pode haver interferência nas atividades escolares. Adriana afirmou que se reunir com o pastor para tratar do assunto.

"Estamos aqui para afirmar e garantir que o trabalho pedagógico será desenvolvido na íntegra naquela unidade de ensino e em todas as outras do município de Vitória", concluiu

Fonte: G1 ES


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS