sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Casa de Apoio que Acolhe Pacientes com Doença Falciforme Poderá Fechar em Minas Gerais

por Mônica Aguiar

O Centro de Educação e Apoio Social (CEAPS) em Minas Gerais, que acolhe pacientes com doenças diagnosticadas pelo exame do pezinho, está ameaçado de fechar as portas depois de 24 anos de funcionamento

A casa  é ligada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e depende do investimento por parte do Governo do Estado de Minas, para  continuar recebendo as famílias que vêm de todas as regiões do estado para tratamento. 

O Centro de Educação e Apoio Social, desenvolve, orienta e acolhe pacientes e familiares, em tratamento de doenças hereditárias na Capital. É composto por uma equipe multiprofissional com acadêmicos de diversas áreas. 

Uma das ações estratégicas e inovadora é o serviço de triagem neonatal, que orienta e acolhe pacientes e familiares que são diagnosticados com patologias triadas no teste do Pezinho, como: -Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme, Fenilcetonúria, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidades.

O acolhimento às famílias triadas pelo programa, é o que faz a diferença na adesão ao tratamento e um bom resultado. Famílias de todo o estado passam o dia no local, para fazer consultas ou exames. 

O CEAPS possui infraestrutura física que dispõe de espaços para banho, alimentação e descanso. Também disponibiliza meio de transporte até locais de consultas e exames, além do retorno à rodoviária, quando necessário. Muitas famílias viajam do interior para capital mais de 12 horas para fazer o tratamento . 

É um trabalho realizado em conjunto com os 853 municípios de Minas Gerais, para garantir aos pacientes e seus familiares não apenas o diagnóstico e tratamento, mas também o entendimento sobre as doenças complexas e crônicas diagnosticadas com vistas a autonomia e auto cuidado. 

De acordo com relatos dos pacientes, o atendimento no CEAPS contribui significativamente com acolhimento e tratamento digno e humanizado, se a casa fechar como esta previsto para final de setembro com certeza o tratamento ficará inviabilizado, deixando de atender aproximadamente 120 famílias por semana.  

A falta do recurso é determinante para  muitos pacientes onde o tratamento deve ser realizado  ao longo de toda vida e dependendo da doença, esta  interrupção pode levar a morte.

Segundo a coordenadora do Centro Isabel Pimenta Espínola, desde outubro de 2016, por falta de renovação do convênio de manutenção da Secretaria de Estado de Saúde o local tem sido mantido com recursos próprios. A  gestora do programa precisa decidir em disponibilizar os recursos.

Maria Zenó Soares, presidente da Associação de Pessoas com
Doença Falciforme e Talassemia do Estado de 
Minas Gerais
 Para Maria Zenó Soares, presidente da Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia do Estado de Minas Gerais . 
“ Se fechar esse serviço, podemos ter um número absurdo de óbitos de todas as doenças triadas no teste do pezinho. Faço apelo ao Governador, Secretaria de Saúde e educação, que não deixe o atendimento parar. O serviço fechado é mais um desmonte do SUS e extermínio do povo pobre.
Em geral 95% são negros, 98% são beneficiários do bolsa família e 93% não concluíram o ensino fundamental. Isso significa que as desigualdades sociais são evidentes e, além da conscientização da população nos cuidados com quem sofre com a doença falciforme, são necessários políticas públicas para este grupo da população.

Com intenção de pressionar o Governado de Minas contra o fechamento do CEAPS -Centro de Educação e Apoio Social,  uma carta com abaixo assinado esta sendo divulgada nas redes sociais, solicitando assinaturas de apoio. 
Endereço :    

https://www.change.org/p/abaixo-assinado-contra-o-fechamento-ceaps/fbog/771879463?recruiter=771879463&utm_source=share_petition&utm_medium=facebook&utm_campaign=share_petition&utm_term=share_petition.instant_experiences_enabled


Mais informações  
Maria Zenó - Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia do Estado de Minas Gerais :   991996985  /  zenopresidente@gmail.com

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS