quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Grande perda. Histórica Mulher


Fátima Oliveira : Uma das mais expressivas militantes brasileira em defesa da saúde das mulheres negras, das políticas de atenção integral e do Sistema Único de Saúde (SUS) e saúde da população negra.

Integrante e uma das  fundadoras da Rede Nacional Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe (RSMLAC). Médica, pesquisadora, colunista, escritora, professora e formadora. 

Dra. Fátima,  foi um dos principais nomes a se posicionar contra o racismo no sistema de saúde e sobre a violência obstétrica. 

Uma das responsáveis pela  3º  Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial e Intolerâncias Correlatas (Durban, 2001) no Brasil, e pela  elaboração da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. 

Eu aprendi muito com Dra. Fátima Oliveira. Estive  presente como aluna de  Fátima , em diversos cursos de formação sobre  " O Feminismo no Brasil e América latina", sobre a saúde da população negra , direitos sexuais e reprodutivos,  dentre outros . 
Uma grande oportunidade na minha vida, pois conheci através desta grande e histórica feminista negra o  significado ideológico e político do racismo, machismo , patriarcado e sexismo  a partir de relatos ouvidos tanto meus, quantos outras mulheres negras.  Militantes negras ,  que estiveram junto no legado recente de Fátima Oliveira pelo combate ao racismo , pela vida e o bem viver , chamada de uma das machas das mulheres negras . Na luta pela vida das mulheres negras e pela cidadania . 

Manteremos acessa a chama da luta pela vida,cidadania e liberdade. Contra qualquer forma de violência, discriminação e preconceito racial  que a mulheres  negras sofrem, construindo para que milhares de  outras mulheres negras tenham a oportunidade e respeito,  ao trilhar seu caminho .

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS