segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Movimentos se organizam em Salvador

Hoje segunda-feira, dia 20 de novembro, dia da consciência negra,   uma série de atividades estão sendo  realizadas em  Salvador  

Marcha
A Coordenação Nacional de Entidades Negras realiza nesta segunda-feira, às 14h, a 38ª Marcha da Consciência Negra Zumbi dos Palmares, partindo do Campo Grande até o Pelourinho. O objetivo é fomentar a reflexão de toda a sociedade, em especial para a população negra, sobre a história do Quilombo dos Palmares e seu último grande líder, Zumbi.

Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares
Também nesta segunda-feira, a partir das 8h30, na Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador, aconteceu a 9ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares. Promovida por organizações do Movimento Negro e outros movimentos sociais, o evento terá ainda o 1º Sarau da Consciência Negra: Pela vida da juventude negra, contra o genocídio.

Caminhada no centro
O Colégio Estadual Ypiranga promove nesta segunda-feir, às 10h, a 1ª caminhada da Educação, Saúde e Igualdade , nas ruas do bairro Dois de Julho. Com o tema "Engana-se quem pensa que a luta acabou", a caminhada segue pelas ruas do bairro, mobilizando estudantes, professores e a comunidade escolar.

Caminhada em São Cristóvão
Organizada pela Escola Municipal do Parque São Cristóvão Professor João Fernandes da Cunha, a Marcha dos Estudantes pela Consciência Negra vai reunir cerca de 800 alunos de unidades escolares da região, como as escolas municipais Osvaldo Godilho, Juiz Oscar Mesquita e 25 de Julho. O evento é na segunda-feira (20), com saída às 8h30 da escola organizadora, localizada na Rua Álvaro Pontes Bahia, 157, e chegada na Praça da Matriz de São Cristóvão

Show
O grupo Performáticos Quilombo leva o grito de poesia, música e resistência para o Palco da Convergência Negra, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador. O show começa às 19h desta segunda-feira. O grupo promete mostrar o que a Bahia tem de melhor na vertente afro pop brasileira, numa apresentação musical que interage com outras linguagens artísticas no palco.

Exposição e oficina de turbante
De segunda a sexta (24), a Estação Acesso Norte do metrô de Salvador receberá a Exposição de Fotos Candaces – Espelho Contemporâneo, Rainhas Ancestrais, da historiadora e ativista social Elza Elisa Pereira, que apresenta o empoderamento da mulher negra através de fotografias de mulheres comuns. A mostra faz uma analogia com as candaces - mulheres fortes, mães e rainhas -, representadas, atualmente, por donas de casa, trabalhadoras e mulheres guerreiras.
Durante a segunda-feira, das 14h às 19h, a Estação Acesso Norte também vai receber uma oficina de turbantes, comandada pela turbantista e fundadora da Oro Mi Maió Artes, Dani Santana. A facilitadora da oficina é uma das modelos da exposição Candaces e vai ensinar técnicas para amarrações de turbantes, acessórios marcantes da moda africana. As ações são gratuitas e abertas ao público.

Estética e moda
A loja de confecções afro, Zambi, localizada na Estação da Lapa, vai realizar uma série de ações que buscam a valorização da cultura negra sob o ponto de vista estético e da moda. A partir das 14h desta segunda-feira, serão promovidas oficinas de maquiagem e de confecção de turbantes, além de desfiles com roupas e acessórios da Zambi. A programação será encerrada com uma apresentação de teatro que vai contar a história de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e um dos maiores nomes da resistência contra o regime escravocrata no Brasil Colônia.

Cultura afro
O Shopping Center Lapa recebe o CulturAfro, projeto que irá mostrar o protagonismo cultural e artístico da população afro-brasileira. A programação de quatro horas inclui oficina de turbante, papo literário e uma apresentação especial do Rei e da Rainha Azevich da Escola Municipal Cônsul Schindler.
A cultura africana ganha espaço no evento com a exposição fotográfica “Traços 2017”, do Fotógrafo Alex Dantas, que ressalta a beleza da mulher baiana dentro de uma perspectiva cultural africana, evidenciando raízes, cores e elementos da estética negra.
A programação contará ainda com uma apresentação do Movimento Cultural Musa Negra da Bahia e uma aula pública com o tema: Conhecendo a Nossa História, com a Professora Mestre Eliane Boa Morte. O CulturAfro acontecerá das 15 às 19h, na praça de alimentação do shopping.

Fonte: G1


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS